Aprenda o idioma e não dependa de favores de terceiros!

Merhabalar!

 

Desde 2015 – ano em que começamos a atuar no ensino do idioma turco – temos recebido contatos diversos, de brasileiros e turcos, querendo toda a sorte de favor ou trazendo propostas de negócio que não têm nada a ver com o nosso campo de atuação.

 

E por que isto acontece?

Continua depois da publicidade

Por falta dessas pessoas saberem o idioma turco (no caso dos brasileiros) e do português (no caso dos turcos). O aprendizado demanda tempo, dinheiro e energia que muitas vezes a pessoa não pode ou não quer dispender, e tudo bem se este for o motivo. Neste caso, o ideal é que essa pessoa contrate alguém com essas qualificações para lhe atender a demanda, porque da nossa parte não compensa largar o nosso negócio, deixando nossos alunos e clientes na mão para atender as necessidades de alguém que nos vem com uma promessa de uma-possível-comissão-caso-algum-negócio-se-concretize.

 

A seguir eu relato algumas situações que ilustram bem o que narrei acima.

Continua depois do anúncio

O turco: “Poderia buscar uns meninos no aeroporto para mim?”. Eu: “Oi?”

 

Teve um turco que agendou aula demonstrativa de Português pelo Skype comigo e que, depois de 5 minutos de conversa suas atitudes demonstraram que ele obviamente não estava interessado em aula nenhuma. Mal prestou atenção no que eu estava falando e me cortou a fala no meio assim “eu tenho uma proposta para você!”. E, mesmo diante do meu olhar atônito, prosseguiu sem pausar “eu trabalho com intercâmbio e preciso enviar uns meninos para o Brasil. A senhora mora perto do aeroporto, em Guarulhos? Poderia pegá-los para mim e deixá-los na escola de Português?”

Meu marido estava sentado à minha frente e resmungou algo. O homem ouviu e pediu para falar com ele. Moral da história: tomou o nosso tempo, e a nossa paciência. Mas não ficou sem a nossa recusa.

Fiquei espantada também com a tamanha confiança que este homem depositou rapidamente numa completa estranha. Naquela época, nossos nomes não eram tão conhecidos assim… Coloquei-me no lugar das mães destes meninos, que certamente pagaram uma pequena fortuna achando que seus filhos farão uma viagem com todas as precauções necessárias.

Bora vender móveis no Brasil? Vocês vão ganhar muito mais do que ganham dando aulas!

 

Outro caso inusitado foi o de um ex-quase-ficante de uma professora de pilates que tivemos em São Paulo. Ela comentou deste rapaz logo no nosso primeiro dia de aula, e por coincidência o cara era de Izmir. Meu marido entrou em contato com ele apenas para bater papo. O jovem tinha visitado o Brasil a trabalho e daí conhecido a moça numa balada.

De repente a conversa vira proposta de negócio. Ele tinha uma fábrica de móveis, show room, etc. e ficou insistindo por volta de meia hora numa chamada via câmera para que abríssemos uma loja aqui (!!!) por nossa conta e risco e virássemos seus representantes. Fácil assim.

A lista é longa: mármore, joias, tapetes, largar o nosso trabalho para prestar serviço para terceiros … Negócios cuja expertise não temos e demandaria tempo para ter.

 

Saindo um pouco do campo dos negócios, não posso deixar de mencionar a frase que tem se tornado frequente: “fale para o meu marido” ou “fale para a minha esposa”. Se vocês não estão conseguindo se comunicar por falta de um idioma em comum, a única solução que nós temos é o ensino da língua (turco ou português para estrangeiros) e mais nada.

Mais nada mesmo.

Nossa missão é sagrada: levar o conhecimento dos idiomas turco e português para quem tem interesse, e ponto final!

E o nosso comprometimento com os nossos alunos é absoluto e não tem preço que cubra.

Desenvolvemos outras atividades interrelacionadas com o que fazemos: organização de viagem para a Turquia com agências parceiras, venda de produtos digitais relacionados ao trabalho que desenvolvemos, venda de produtos da Turquia. E para que os nossos alunos e clientes tenham o nosso melhor, determinamos que estes são os nossos campos de atuação. Essa é a proposta que temos para hoje. Se amanhã mudarmos, daí é outra história.

Quanto mais cedo você tomar essa decisão, mais cedo irá sair dessa problemática e usar a tua boca para se comunicar com o seu cliente, seu parceiro de negócio ou o seu bem.

Seja qual for a sua necessidade de aprender o idioma turco – ou se você conhece alguém que precise aprender o nosso velho e bom português brasileiro – entre em contato conosco.

Temos aulas particulares de turco e português brasileiro (todos os níveis), curso EAD para o Turco Básico 1, entre outros. E estamos formando lista de interessados em aulas em grupo. Para saber mais sobre cada assunto:

Modalidades de ensino do idioma turco: https://portalesmirna.com.br

Brezilya Portekizcesi dersi – Aulas de Português para Estrangeiros (professora fala turco): https://portekizceders.com.br

Ou entre em contato conosco pelo WhatsApp + 55 19 99775-7464